sábado, 27 de janeiro de 2024

O LIVRO SUA MAJESTADE XCII - É A ALES

Jon Fosse

 Jon Fosse (1959 - ) é um renomado autor norueguês, conhecido por suas obras teatrais e literárias, muitas vezes explorando temas existenciais e psicológicos. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2023, Jon Fosse, conseguiu como poucos criar uma forma literária própria.

Neste livro chamado "É a Ales" o texto é único sem pontuação (pontos), apenas algumas vírgulas, o que torna a leitura bem diferente das frases normais. É bem divertido!!! É bem desafiador, também!!!

O livro retrata a história de um homem, Asle, que sai com um barco pelos Fiordes Noruegueses, para nunca mais voltar e de uma mulher, Signe, que permanece à sua espera. Além disso relata marcas indeléveis que unem cinco gerações de uma família.


Numa quinta-feira, de março de 2002, Signe está deitada em um banco de sua casa e tem uma visão de si mesma há mais de vinte anos: parada na janela, esperando por seu marido Asle, no fatídico dia no fim de novembro de 1979, quando ele saiu em um barco e nunca mais foi encontrado.

A trama se amplia para incluir até os laços familiares que remontam à trisavó de Asle, Ales.

Com uma prosa hipnótica (frases sem ponto final) e alucinante, o autor constrói um mundo em que todos esses momentos das gerações habitam o mesmo espaço, pois moravam na mesma casa.

As vozes e as narrativas de Jon Fosse, entre as várias gerações se interrompem e interferem umas nas outras. Impressionante!!!!

É uma leitura distinta e diferenciada daquilo que estamos acostumados a ler.

"É a Ales" é uma obra-prima visionária. É comovente ver a espera de Signe, pelo marido que nunca volta.

Além disso a nossa relação com o passado que é inescapável. Ainda mais quando várias gerações habitaram a mesma casa.

Fiorde Norueguês

Toda a história se passa num vilarejo próximo a um Fiorde. O autor consegue remeter o leitor, através da imaginação, das belas paisagens dos Fiordes.

Enfim, é um livro profundo que nos remete a pensar em nossos antepassados, nos remete a pensar no amor, nos remete a pensar na ausência de alguém querido, nos remete a pensar na noção de tempo e outras tantas reflexões.

Um escritor/autor, como Jon Fosse, que ganha um Nobel de Literatura, não é por acaso.

Particularmente esta obra é simplesmente genial. A leitura de "É a Ales" é uma experiência extraordinária.

PS: Não posso deixar de mencionar minha querida sobrinha Carolina Cervo pelo (segundo) presente de Natal/2023. É sua marca registrada me presentear com livros (sempre fantásticos).

Professor Mario Mello



Nenhum comentário:

Postar um comentário