segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

O LIVRO SUA MAJESTADE XCI - O JARDIM SECRETO

 Começo meu texto com uma obviedade:

"Um clássico é um clássico"

O Jardim Secreto, escrito em 1911, pela escritora inglesa Frances Hodgson Burnett (1849-1924), é daqueles livros imperdíveis. De leitura fácil e singela, o Jardim Secreto, deixa muitas mensagens para reflexão.

Atravessou décadas e décadas chamando atenção dos leitores pela seu encanto de uma história doce e delicada, sobre o poder transformador da magia, da natureza e da amizade.

A história começa na India onde a protagonista uma menina de apenas 10 anos, Mary Lennox, perde a mãe e o pai, num surto de cólera. Mary não sente a morte dos pais, pois eles sempre delegaram a criação dela aos empregados/criados da casa. Por isso, Mary era uma menina malcriada, rabugenta, desaforada, mandona e tinha o apelido de "Mary do Contra". A menina era magra, feia, quase raquítica.

Seu único parente é um tio milionário e misterioso que mora em um castelo de 100 cômodos em Yorkshire, no interior da Inglaterra. Mary é, então, enviada para morar com seu tio, Archibald Craven, que designa a Sra. Medlock para vigiar a menina.

O tio de Mary havia perdido a esposa hà dez anos. Desde então se tornou uma pessoa amarga e difícil de conviver. Passava maior parte do tempo viajando, sem estar no castelo. A tia de Mary, que morreu, era uma pessoa querida por todos  e tinha um jardim onde ela cultivava suas e flores e arbustos. Desde a sua morte o tio de Mary, proibiu a todos que entrassem no jardim, cuja porta foi trancada e a chave enterrada. Quando Mary soube da história, ficou enlouquecida para descobrir onde era o jardim. Daí o nome de Jardim Secreto.

Pois bem, aí começa o protagonismo de Mary, fazendo outras descobertas no castelo de 100 cômodos, enlouquecendo a Sra. Medlock. A partir de um curto espaço de tempo, Mary descobre outro personagem no castelo (não vou contar quem é para não estragar a leitura) e a história toma outro rumo, com Mary dividindo o protagonismo da história com ele.

Há tantas passagens lindas na história, onde a natureza tem papel destacado, mostrando a magia que ela (natureza) proporciona para as pessoas. As histórias mais mágicas são capazes de atravessas as barreiras do tempo, pois transmitem lições de vida, independente de sua época. O Jardim Secreto tem mais de 110 anos e continua encantado leitores de várias gerações. 

O poder de transformação que uma criança de 10 anos proporcionou em várias pessoas, é comovente. Lindo!!!!

O livro aborda temas como a importância da natureza, a cura através do contato com o mundo ao ar livre, e a transformação pessoal através da amizade. Além disso, explora a ideia de que, ao cultivar e nutrir algo, seja um jardim ou uma amizade, as pessoas podem encontrar cura e felicidade.

A narrativa encantadora e as lições atemporais sobre crescimento, amizade a a importância do meio ambiente, garantem que o livro permaneça cativante e relevante, para leitores de todas as idades.

Por fim, não poderia deixar de falar da belíssima edição da Darkside. É uma edição linda com várias ilustrações, as folhas com a borda verde, a capa especial, ou seja, é mais prazeroso ainda, ler uma bela história em um livro bonito. Um show!!!!

Vale muito a leitura do Jardim Secreto.

Finalizo dizendo: "Um clássico é um clássico".

Professor Mario Mello 


Nenhum comentário:

Postar um comentário