sábado, 13 de abril de 2024

O LIVRO SUA MAJESTADE XCVI - O MÁGICO DE OZ

 Simplesmente mágico!!!

Assim começo a descrever esta fábula que encanta gerações desde 1900.

Escrito por Lyman Frank Baum (1856-1919) "O Mágico de Oz" é uma história tão original, autêntica, bela, e traz a reflexão de que por mais que existam lugares fantásticos e reinos de faz de conta, "não há lugar melhor que nossa casa". 

Talvez esteja aqui o segredo para o sucesso contínuo deste clássico, que publicado há mais de um século, desafia o tempo e se mantém uma das histórias mais queridas e emblemáticas da literatura ocidental.

Os personagens Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde, o Mágico de Oz, as bruxas e os curiosos outros personagens que aparecem durante a aventura, demonstram a genialidade de Frank Baum em descrever uma história tão marcante e tão incomum. 

A fábula "O Mágico de Oz", desempenha um papel vital na literatura, pois além de proporcionar entretenimento, traz também valiosas lições morais embaladas em narrativas envolventes.

Dorothy, Espantalho, Leão Covarde, Homem de Lata e Totó

A história conta a jornada de Dorothy, que teve sua casa do Kansas (EUA), com ela e seu cachorrinho Totó dentro, levada por um ciclone para uma terra distante e desconhecida cheia de novos e diferentes seres. Assim começa a jornada aventureira de Dorothy. 

Após sua casa, depois do ciclone, "pousar" nesta terra desconhecida, Dorothy sai a caminhar e encontra uns habitantes chamados Munchkin. Dorothy pede ajuda para voltar para sua casa no Kansas e eles dizem que só quem poderia ajudar era o Mágico de Oz. 

Na busca pela cidade do Mágico de Oz, Dorothy encontra o Espantalho preso em uma plantação. Para surpresa de Dorothy o Espantalho começa a falar com ela. Dorothy liberta o Espantalho e conta sua angústia para voltar à sua casa. Seguem juntos a caminhada em busca de Oz e encontram o Homem de Lata e depois o Leão Covarde.

Cada um desses persongens tem um motivo para ir em busca da cidade onde mora o Mágico de Oz, pois ele era a única pessoa que poderia ajudá-los.

Dorothy queria voltar para sua casa no Kansas, o Espantalho queria um cérebro, o Homem de Lata queria um coração e o Leão Covarde queria ter coragem para ser o rei dos animais. Dorothy é firme, segura e determinada, o que instintivamente a estabelece como líder do grupo.

Assim, os quatro mais o Totó, partiram na busca do Mágico de Oz. A história toda é nessa caminhada incrível, desafiadora, cheia de obstáculos e persongens bizarros. Bruxas, macacos alados, flores perfumadas tóxicas, feras horrendas, homens cabeça de martelo, árvores que com seus galhos prendiam os passantes, pântanos, rios profundos, muralhas gigantescas, cidade de porcelana onde tudo era "quebrável", entre outras tantas dificuldades. Todos personagens encontrados no caminho indicavam que Oz morava na Cidade de Esmeraldas.

Porém, nada detinha os quatro amigos que seguiram firme até......... não vou estragar a história.

Será que sobreviveram aos malvados seres encontrados ao longo do caminho? Será que encontraram o Mágico de Oz? Se encontraram o Mágico de Oz, seus desejos foram atendidos? 

Cidade de porcelana


Bem, além da história incrível e fascinante, a edição do livro, desde a capa e as gravuras internas é algo muito lindo e especial.

Sempre digo que o conteúdo sempre é o principal, mas uma bela forma potencializa e muito seu conteúdo. A coleção Fábulas Dark da editora DarkSide é simplesmente espetacular.

Bem, através da jornada de Dorothy e seus companheiros em busca do Mágico de Oz, somos levados a refletir sobre temas como coragem, amizade, determinação e autoconhecimento. Dorothy através de sua jornada na terra de Oz nos ensina sobre a importância de enfrentar desafios com determinação e compaixão, enquanto buscamos nossos próprios caminhos de autoconhecimento e crescimento.

Essas histórias, muitas vezes repletas de elementos fantásticos e mágicos, nos transportam para mundos de imaginação e possibilidade, proporcionando uma pausa bem-vinda das preocupações do dia a dia. Além disso, as fábulas oferecem uma linguagem acessível e uma estrutura narrativa simples, tornando-as acessíveis a leitores de todas as idades, enquanto ainda carregam profundidade e significado.

Assim, "O Mágico de Oz" reside não apenas na sua capacidade de entreter, mas também em sua habilidade de nos encantar e inspirar, deixando uma marca profunda em nossas mentes e corações.

Obrigado Frank Baum e obrigado Dorothy por eu poder dizer: é um dos melhores livros que já li.

Boa leitura!

Professor Mario Mello

Se você se interessou pelo livro, pode adquiri-lo na Amazon, utilizando o link a seguir:

Comprando pelo link, você ajuda na manutenção do Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário