sexta-feira, 15 de março de 2013

O Livro Sua Majestade I - Divina Comédia

Em busca do Livro Perfeito

(da série O Livro, sua Majestade)

Quem é leitor contumaz está sempre em busca do "Livro Perfeito".
 Será que ele existe? Quantos já lemos?  E aí falamos: este é perfeito.
Logo aparece outro e toma o lugar do antecedente.
Esta busca não cessa jamais, pois quem se aventura no fantástico mundo dos livros, mesmo quando encontra o seu "Livro Perfeito", já está pensando em qual será o próximo. Qual será o novo "Livro Perfeito".
Entre tantos que já li, pois para mim a leitura há muito tempo é um prazer, o "Livro Perfeito" chama-se "A Divina Comédia" de Dante Alighieri, um dos mais ilustres moradores de Firenze, na Itália da era Medieval, que abrigou outros tantos gênios.
 Dante viveu de 1265 a 1321, portanto no auge da efervescência da Idade Média.
O título original dado por Dante foi "Comédia", porém a partir do século XVI os editores passaram a intitulá-lo de "A Divina Comédia".
Ler e sobretudo entender a "Divina Comédia" não é algo fácil, pois esta obra pode ser considerada como uma síntese suprema de toda a cultura medieval traduzida em sublime poesia.
A Divina Comédia é o relato da viagem que Dante empreende para visitar os três reinos do outro mundo: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
Só por isso, já seria uma obra sem igual em todos os tempos, porém o esquema métrico de como é escrita com simbologias e com uma lógica de absoluta racionalidade geométrico-matemática torna a "Comédia" como uma obra de características únicas e,  impossível de não a ler.
Dante foi um gênio de seu tempo e de todos os tempos. Por isso sua obra é admirada e enaltecida há séculos em função da tamanha genialidade manifestada em "A Divina Comédia".
Seja qual for o seu "Livro Perfeito", o importante é que exista pelo menos um "Livro Perfeito" para cada um de nós.
Professor Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário